A abdicação de D. Pedro I em 1831 e seu retorno a Portugal podem ser explicados por um conjunto de fatores de crise. Qual das opções abaixo NÃO representa um desses fatores?
A crise econômica, agravada pelos gastos com a Guerra da Cisplatina e pela falência do Banco do Brasil.
O desgaste de sua imagem junto às elites brasileiras, que o viam como excessivamente ligado aos interesses de Portugal, especialmente na questão da sucessão do trono português.
A promulgação da Lei Áurea, que libertou os escravos e gerou uma forte oposição dos cafeicultores, retirando a base de apoio do imperador.
O crescente autoritarismo do imperador, manifestado no fechamento da Constituinte e na repressão a movimentos como a Confederação do Equador.
0
A Lei Áurea foi promulgada em 1888, no final do Segundo Reinado, e foi um dos fatores da crise que levou à queda de D. Pedro II. Ela não tem nenhuma relação com a crise do Primeiro Reinado e a abdicação de D. Pedro I, ocorrida mais de 50 anos antes, em 1831. Todas as outras opções (autoritarismo, crise econômica e ligação com Portugal) foram causas diretas da sua abdicação.
Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!
Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.