Uma equipe de segurança do transporte de uma empresa avalia o comportamento das tensões que aparecem em duas cordas, 1 e 2, usadas para prender uma carga de massa M = 200 kg na carroceria, conforme a ilustração. Quando o caminhão parte do repouso, sua aceleração é constante e igual a 3 m/s2 e, quando ele é freado bruscamente, sua frenagem é constante e igual a 5 m/s2. Em ambas as situações, a carga encontra-se na iminência de movimento, e o sentido do movimento do caminhão está indicado na figura. O coeficiente de atrito estático entre a caixa e c assoalho da carroceria é igual a 0,2. Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, as tensões iniciais nas cordas iguais a zero e as duas cordas ideais.
Nas situações de aceleração e frenagem do caminhão, as tensões nas cordas 1 e 2, em newton, serão
aceleração: T1 = 0 e T2 = 200; frenagem: T1 = 600 e T2 = 0.
aceleração: T1 = 0 e T2 = 200; frenagem: T1 = 1 400 e T2 = 0.
aceleração: T1 = 0 e T2 = 200; frenagem: T1 = 600 e T2 = 0.
aceleração: T1 = 560 e T2 = 0; frenagem: T1 = 0 e T2 = 960.
aceleração: T1 = 640 e T2 = 0; frenagem: T1 = 0 e T2 = 1 040.
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Identifique as grandezas envolvidas e a lei aplicável (movimento, energia, eletricidade, óptica, campos). Converta unidades quando necessário, escolha a fórmula correta, e substitua os dados para obter o valor/condição; o resultado coincide com “aceleração: T1 = 0 e T2 = 200; frenagem: T1 = 600 e T2 = 0.”. Para validar, confira a ordem de grandeza e as unidades finais. Erros comuns: trocar grandezas, usar unidades incompatíveis, ignorar conservação de energia/quantidade de movimento ou relações como \(a_c=v^2/R\), \(P=VI\), \(E=mc\Delta T\).
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