TEXTO I
TEXTO I
TEXTO II
O termo ready-made foi criado por Marcel Duchamp (1887-1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias). Seu primeiro ready-made, de 1912, é uma roda de bicicleta montada sobre um banquinho (Roda de bicicleta). Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte.
Disponível em: www.bienal.org.br. Acesso em: 1 set. 2016 (adaptado)
A instalação In absentia propõe um diálogo com o ready-made Roda de bicicleta, demonstrando que
as formas de criticar obras do passado se repetem.
a recorrência de temas marca a arte do final do século XX.
as criações desmistificam os valores estéticos estabelecidos.
o distanciamento temporal permite a transformação dos referenciais estéticos.
o objeto ausente sugere a degradação da forma superando o modelo artístico.
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Reconheça o gênero e o propósito comunicativo; avalie coesão (referenciação e conectores) e correções essenciais de norma. A única opção que preserva o sentido e o registro adequados é “as criações desmistificam os valores estéticos estabelecidos.”. Erros comuns: inadequação de registro, quebra de coesão, vícios de regência/concordância, ou deslocamento de sentido.
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