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Pergunta de: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Ser pai faz bem para a pressão!

Uma pesquisa feita pela Brigham Young University, nos EUA, indica que a paternidade pode ajudar a manter a pressão arterial baixa. Os dados foram medidos em 198 adultos, monitorados por aparelhos anexados ao braço, em intervalos aleatórios, durante 24 horas. Comparada às do grupo de adultos sem filhos, a média dos pais foi inferior em 4,5 pontos para a pressão arterial diastólica. Julianne Holt-Lunstad, autora do estudo, diz que outros fatores (como atividades físicas) também colaboram para reduzir esses níveis e que o objetivo da pesquisa é comprovar como fatores sociais colaboram para a saúde do corpo. “Isso não significa que quanto mais crianças você tiver, melhor será sua pressão sanguínea. Os resultados estão conectados a essa relação de parentesco, mas sem considerar o número de sucessores ou situação profissional”, pondera Julianne.

ALVES, I. Vivasaúde, n. 83, s.d.

O texto apresenta resultados de uma pesquisa científica, objetivando

A)  

informar o leitor leigo a respeito dos resultados obtidos, com base em dados monitorados.

B)  

sensibilizar o leitor acadêmico a respeito da paternidade, com apoio nos comentários da pesquisadora.

C)  

persuadir o leitor especializado a se beneficiar do exercício da paternidade, com base nos dados comparados.

D)  

dar ciência ao leitor especializado da validade da investigação, com base na reputação da instituição promotora.

E)  

instruir o leitor leigo a respeito da validade relativa da investigação, com base nas declarações da pesquisadora.

Soluções

j

juanbacan

hace 10 días

Solução

0

Analise espécies, estado físico e condições do meio. Em equilíbrio, use Le Châtelier para prever o deslocamento; se a questão tratar de reatividade, compare potenciais/redox ou força ácida; para solubilidade/precipitação, considere o Kps e a natureza dos íons. Sob esses critérios, a conclusão compatível é “informar o leitor leigo a respeito dos resultados obtidos, com base em dados monitorados.”. Erros comuns: inverter sentido do equilíbrio (Le Châtelier), confundir ácido/base, desprezar solubilidade, ou ignorar potenciais de redução e cinética.

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