Disponível em: http://farm5.static.flickr.com. Acesso em: 26 out. 2011 (adaptado).
Disponível em: http://farm5.static.flickr.com. Acesso em: 26 out. 2011 (adaptado).
Nas peças publicitárias, vários recursos verbais e não verbais são usados com o objetivo de atingir o público-alvo, influenciando seu comportamento.
Considerando as informações verbais e não verbais trazidas no texto a respeito da hepatite, verifica-se que:
o tom lúdico é empregado como recurso de consolidação do pacto de confiança entre o médico e a população.
a figura do profissional da saúde é legitimada, evocando-se o discurso autorizado como estratégia argumentativa.
o uso de construções coloquiais e específicas da oralidade são recursos de argumentação que simulam o discurso do médico.
a empresa anunciada deixa de se autopromover ao mostrar preocupação social e assumir a responsabilidade pelas informações.
o discurso evidencia uma cena de ensinamento didático, projetado com subjetividade no trecho sobre as maneiras de prevenção.
0
Pese benefícios sociais/econômicos e impactos físicos/bióticos. Uma decisão responsável exige comprovar necessidade, realizar estudos de impacto (EIA/RIMA), prever mitigação/compensação e monitoramento; essa racionalidade está expressa em “a figura do profissional da saúde é legitimada, evocando-se o discurso autorizado como estratégia argumentativa.”. Erros comuns: supor reversão fácil de impactos, ignorar licenciamento/mitigação, reduzir decisões a fator único (apenas econômico ou apenas ambiental).
Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!
Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.