Dia do Músico, do Professor, da Secretária, do Veterinário… Muitas são as datas comemoradas ao longo do ano e elas, ao darem visibilidade a segmentos específicos da sociedade oportunizam uma reflexão sobre a responsabilidade social desses segmentos. Nesse contexto, está inserida a propaganda da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em que se combinam elementos verbais e não verbais para se abordar a estreita relação entre imprensa, cidadania, informação e opinião.
Sobre essa relação, depreende-se do texto da ABI que,
para a imprensa exercer seu papel social, ela deve transformar opinião em informação.
para a imprensa democratizar a opinião, ela deve selecionar a informação.
para o cidadão expressar sua opinião, ele deve democratizar a informação.
para a imprensa gerar informação, ela deve fundamentar-se em opinião.
para o cidadão formar sua opinião, ele deve ter acesso à informação.
0
Considere o sistema simbólico, a organização social e as relações de poder do grupo; evite reducionismos biológicos/econômicos. A leitura que se ancorar nesses referenciais corresponde a “para o cidadão formar sua opinião, ele deve ter acesso à informação.”. Erros comuns: projetar valores externos, biologizar fenômenos culturais, ou ignorar o ponto de vista do grupo.
Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!
Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.