Os objetivos que motivam os seres humanos a estabelecer comunicação determinam, em uma situação de interlocução, o predomínio de uma ou de outra função de linguagem. Nesse texto, predomina a função que se caracteriza por
tentar persuadir o leitor acerca da necessidade de se tomarem certas medidas para a elaboração de um livro.
enfatizar a percepção subjetiva do autor, que projeta para sua obra seus sonhos e histórias.
apontar para o estabelecimento de interlocução de modo superficial e automático, entre o leitor e o livro.
fazer um exercício de reflexão a respeito dos princípios que estruturam a forma e o conteúdo de um livro.
retratar as etapas do processo de produção de um livro, as quais antecedem o contato entre leitor e obra.
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Reconheça o gênero e o propósito comunicativo; avalie coesão (referenciação e conectores) e correções essenciais de norma. A única opção que preserva o sentido e o registro adequados é “fazer um exercício de reflexão a respeito dos princípios que estruturam a forma e o conteúdo de um livro.”. Erros comuns: inadequação de registro, quebra de coesão, vícios de regência/concordância, ou deslocamento de sentido.
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