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Pergunta de: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Própria dos festejos juninos, a quadrilha nasceu como dança aristocrática, oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a Europa.

No Brasil, foi introduzida como dança de salão e, por sua vez, apropriada e adaptada pelo gosto popular. Para sua ocorrência, é importante a presença de um mestre “marcante” ou “marcador”, pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores desenvolvem. Observa-se a constância das seguintes marcações: “Tour”, “En avant”, “Chez des dames”, “Chez des chevaliê”, “Cestinha de flor”, “Balancê”, “Caminho da roça”, “Olha a chuva”, “Garranchê”, “Passeio”, “Coroa de flores”, “Coroa de espinhos” etc.

No Rio de Janeiro, em contexto urbano, apresenta transformações: surgem novas figurações, o francês aportuguesado inexiste, o uso de gravações substitui a música ao vivo, além do aspecto de competição, que sustenta os festivais de quadrilha, promovidos por órgãos de turismo.

CASCUDO, L. C. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1976.

As diversas formas de dança são demonstrações da diversidade cultural do nosso país. Entre elas, a quadrilha é considerada uma dança folclórica por

A)  

possuir como característica principal os atributos divinos e religiosos e, por isso, identificar uma nação ou região.

B)  

abordar as tradições e costumes de determinados povos ou regiões distintas de uma mesma nação.

C)  

apresentar cunho artístico e técnicas apuradas, sendo, também, considerada dança-espetáculo.

D)  

necessitar de vestuário específico para a sua prática, o qual define seu país de origem.

E)  

acontecer em salões e festas e ser influenciada por diversos gêneros musicais.

Soluções

j

juanbacan

hace 10 días

Solução

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Reconheça o gênero e o propósito comunicativo; avalie coesão (referenciação e conectores) e correções essenciais de norma. A única opção que preserva o sentido e o registro adequados é “abordar as tradições e costumes de determinados povos ou regiões distintas de uma mesma nação.”. Erros comuns: inadequação de registro, quebra de coesão, vícios de regência/concordância, ou deslocamento de sentido.

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