Essa peça publicitária foi construída relacionando elementos verbais e não verbais. Considerando-se as estratégias argumentativas utilizadas pelo seu autor, percebe-se que a linguagem verbal explora, predominantemente, a função apelativa da linguagem, pois
imprime no texto a posição pessoal do autor em relação ao lugar descrito, objeto da propaganda.
utiliza o artifício das repetições para manter a atenção do leitor, potencial consumidor de seu produto.
mantém o foco do texto no leitor, pelo emprego repetido de “você”, marca de interlocução.
veicula informações sobre as características físicas do lugar, balneário com grande potencial turístico.
estabelece uma comparação entre a paisagem e uma pintura, artifício geralmente eficaz em propagandas.
0
Considere o sistema simbólico, a organização social e as relações de poder do grupo; evite reducionismos biológicos/econômicos. A leitura que se ancorar nesses referenciais corresponde a “mantém o foco do texto no leitor, pelo emprego repetido de “você”, marca de interlocução.”. Erros comuns: projetar valores externos, biologizar fenômenos culturais, ou ignorar o ponto de vista do grupo.
Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!
Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.