A situação social em que o falante está inserido é determinante para o uso da língua. Dessa forma, cabe ao usuário adequar-se a cada contexto, a seus condicionantes: formalidade/informalidade, intimidade/hierarquias etc. Considerando-se a situação comunicativa, há, na charge,
displicência de ambos os falantes, já que desconsideram a situação em que estão inseridos e usam um registro inadequado ao contexto.
dualidade de registros entre os dois falantes, já que ambos usam regras distintas quanto à concordância.
inobservância do personagem vestido de preto quanto à informalidade da situação e o consequente uso de um registro bastante formal.
inadequação, do ponto de vista da norma padrão, do registro de um e de outro falante.
consenso entre os registros dos dois falantes no tocante à norma padrão, já que ambos usam as mesmas regras de regência.
0
Reconheça o gênero e o propósito comunicativo; avalie coesão (referenciação e conectores) e correções essenciais de norma. A única opção que preserva o sentido e o registro adequados é “dualidade de registros entre os dois falantes, já que ambos usam regras distintas quanto à concordância.”. Erros comuns: inadequação de registro, quebra de coesão, vícios de regência/concordância, ou deslocamento de sentido.
Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!
Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.