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Pergunta de: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Nós adoraríamos dizer que somos perfeitos. Que somos infalíveis. Que não cometemos nem mesmo o menor deslize. E só não falamos isso por um pequeno detalhe: seria uma mentira. Aliás, em vez de usar a palavra “mentira”, como acabamos de fazer, poderíamos optar por um eufemismo. “Meia-verdade”, por exemplo, seria um termo muito menos agressivo. Mas nós não usamos esta palavra simplesmente porque não acreditamos que exista uma “Meia-verdade”. Para o Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, existem a verdade e a mentira. Existem a honestidade e a desonestidade. Absolutamente nada no meio. O Conar nasceu há 29 anos (viu só? não arredondamos para 30) com a missão de zelar pela ética na publicidade. Não fazemos isso porque somos bonzinhos (gostaríamos de dizer isso, mas, mais uma vez, seria mentira). Fazemos isso porque é a única forma da propaganda ter o máximo de credibilidade. E, cá entre nós, para que serviria a propaganda se o consumidor não acreditasse nela?
Qualquer pessoa que se sinta enganada por uma peça publicitária pode fazer uma reclamação ao Conar. Ele analisa cuidadosamente todas as denúncias e, quando é o caso, aplica a punição.

Anúncio veiculado na Revista Veja. São Paulo: Abril. Ed. 2120, ano 42, n° 27, 8 jul. 2009.

Considerando a autoria e a seleção lexical desse texto, bem como os argumentos nele mobilizados, constata-se que o objetivo do autor do texto é

A)  

informar os consumidores em geral sobre a atuação do Conar.

B)  

conscientizar publicitários do compromisso ético ao elaborar suas peças publicitárias.

C)  

alertar chefes de família, para que eles fiscalizem o conteúdo das propagandas veiculadas pela mídia.

D)  

chamar a atenção de empresários e anunciantes em geral para suas responsabilidades ao contratarem publicitários sem ética.

E)  

chamar a atenção de empresas para os efeitos nocivos que elas podem causar à sociedade, se compactuarem com propagandas enganosas.

Soluções

j

juanbacan

hace 10 días

Solução

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Relacione o pedido do item ao mecanismo biológico pertinente: imunização ativa e memória, regulação gênica (transcrição/tradução/splicing), fisiologia (homeostase neural/hormonal), ou ecologia (fluxo de energia/matéria, adaptações). A opção que respeita esse mecanismo sem contradições é “informar os consumidores em geral sobre a atuação do Conar.”. Erros comuns: confundir níveis de organização (célula/tecido/órgão), causas e efeitos (ex.: vacina ≠ tratamento), ou mecanismos como osmose, regulação enzimática e expressão gênica.

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