Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática.
Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?
A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo.
Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.
A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela.
A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura.
Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele.
0
Comece identificando as grandezas e relações do problema (movimento, energia, eletricidade ou ondas). Converta unidades, isole a fórmula pertinente e substitua com os dados do enunciado. O valor/condição obtido coincide com “A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo.”. Para checagem, verifique ordem de grandeza e consistência dimensional. Erros comuns: trocar grandezas, usar unidades incompatíveis, ignorar conservação de energia/quantidade de movimento ou relações como \(a_c=v^2/R\), \(P=VI\), \(E=mc\Delta T\).
Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!
Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.