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Pergunta de: Ciências Humanas e suas Tecnologias

TEXTO I

Aristóteles entendia que a felicidade era diretamente ligada ao respeito pela própria natureza e, de certa maneira, a uma vida que tivesse na natureza de si mesma uma referência inabalável. Isso lhe permitiu formular o conceito de excelência. O que seria excelência? Seria, justamente, ao longo da vida, tirar de si mesmo, em forma de performance, de conduta, de comportamento, de disposição, o que a natureza permitiria de melhor.

COEN, M.; BARROS FILHO, C. A monja e o professor: reflexões sobre ética, preceitos e valores. Rio de Janeiro: Best Seller, 2018.

TEXTO II

A noção de eudaimonia é central para a ética aristotélica. A eudaimonia é uma atividade e não um estado psicológico, pois é definida na Ética a Nicômaco como uma atividade da alma com base na virtude moral. A virtude moral é definida em termos de uma disposição diretamente ligada à deliberação, o que o leva a estudar a virtude intelectual que opera em seu interior, isto é, a prudência. A estrutura conceitual da ética aristotélica responde a uma tentativa de elucidar conceitualmente em que consiste isto, agir bem, ou, na linguagem aristotélica, o que significa ser feliz.

ZINGANO, M. Eudaimonia, razão e contemplação na ética aristotélica. Analytica, n. 1, 2017 (adaptado).

Os textos indicam que a prática de ações virtuosas, sempre efetivada na pólis, ocorre por meio do(a)

A)  

teoria das formas essenciais.

B)  

identificação dos princípios racionais.

C)  

desenvolvimento das técnicas retóricas.

D)  

aperfeiçoamento das condutas humanas.

E)  

conhecimento das epistemes verdadeiras.

Soluções

j

juanbacan

hace 10 días

Solução

0

Analise espécies, estado físico e condições do meio. Em equilíbrio, use Le Châtelier para prever o deslocamento; se a questão tratar de reatividade, compare potenciais/redox ou força ácida; para solubilidade/precipitação, considere o Kps e a natureza dos íons. Sob esses critérios, a conclusão compatível é “aperfeiçoamento das condutas humanas.”. Erros comuns: inverter sentido do equilíbrio (Le Châtelier), confundir ácido/base, desprezar solubilidade, ou ignorar potenciais de redução e cinética.

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