Lá embaixo está o Açude Itans, com seu formigueiro a cavar a terra. É mesmo impressionante o esforço daquele formigar de homens ao sol, lavados em suor, que não param, em longas filas pacientes acompanhando centenas de burricos que sobem e descem, numa ciranda comovente e silenciosa, cada burrico com duas caixas de terra no lombo. É o labor organizado para a salvação da terra e do homem. Depois do semideserto que tanto nos acabrunhou o espírito por falta de chuvas, o esforço destes milhares de sertanejos, todos vestidos de brim mescla e calçando alpercatas, no combate consciente à esterilidade da natureza, com as famílias alojadas em pequenas casas de taipa e telha — embrião de futura cidade — impressionava-nos profundamente.
VALLE, F. M. História do Açude Itans, município de Caicó (RN). Brasília, 1994 (adaptado).</s
engenheiros na execução de canais fluviais.
coronéis na ampliação de antigas fazendas.
operários na distribuição dos recursos hídricos.
trabalhadores na formação de novos espaços.
negociantes na organização de redes comerciais.
1
Alternativa correta: D
O texto descreve um cenário de intenso esforço humano na construção do Açude Itans, destacando o trabalho de milhares de sertanejos, organizados em filas, suando sob o sol, acompanhando animais de carga, tudo isso em um esforço conjunto para vencer a aridez do semiárido.
Além disso, menciona que as famílias estavam alojadas em pequenas casas e que aquele esforço representava o embrião de uma futura cidade. Ou seja, trata-se da formação de um novo espaço habitado e produtivo, resultado direto do esforço coletivo dos trabalhadores.
Portanto:
Resposta correta: D) trabalhadores na formação de novos espaços.
Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!
Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.