FILOSOFIA
Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.
EPICURO DE SAMOS. “Doutrinas principais”. In: SANSON, V. F. Textos de filosofia. Rio de Janeiro: Eduff, 1974.
No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim
alcançar o prazer moderado e a felicidade.
valorizar os deveres e as obrigações sociais.
aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação.
defender a indiferença e a impossibilidade de se atingir o saber.
Nenhuma das alternativas.
1
Alternativa correta: A
No fragmento apresentado, Epicuro faz uma distinção entre tipos de desejos: os que são naturais e necessários (como comer, beber, repousar), os que são naturais e não necessários (como desejar comidas refinadas), e os que não são nem naturais nem necessários (como fama ou poder).
Para Epicuro, o objetivo da vida é atingir o prazer, mas não qualquer prazer, e sim aquele que leva à ausência de dor (aponia) e à tranquilidade da alma (ataraxia). Ou seja, trata-se de um prazer moderado, racional e equilibrado, que conduz à felicidade verdadeira.
Por isso, ele recomenda evitar desejos que sejam difíceis de satisfazer ou que possam gerar sofrimento, priorizando uma vida simples e sábia.
Resposta correta: A) alcançar o prazer moderado e a felicidade.
Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!
Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.