Morte lenta ao luso infame que inventou a calçada portuguesa. Maldito D. Manuel I e sua corja de tenentes Eusébios. Quadrados de pedregulho irregular sacodás à mão. À mão! É claro que ia soltar, ninguém reparou que ia soltar? Branco, preto, branco, preto, as ondas do mar de Copacabana? De que me servem as ondas do mar de Copacabana? Me deem chão liso, sem protuberâncias calcárias. Mosaico estúpido. Mania de mosaico. Joga concreto em cima e aplaina. Buraco, cratera, pedra solta, bueiro‑bomba. Depois dos setenta, a vida se transforma numa interminável corrida de obstáculos. A queda é a maior ameaça para o idoso. “Idoso”, palavra odienta. Pior, só “terceira idade”. A queda separa a velhice da senilidade extrema. O tombo destrói a cadeia que liga a cabeça aos pés. Adeus, corpo. Em casa, vou de corredor em corredor, tateio móveis e paredes, e tomo banho sentado. Da poltrona para a janela, da janela para a cama, da cama para a poltrona, da poltrona para a janela. Olha aí, outra vez, a pedrinha traicoeira atrás de me pegar. Um dia eu caio, hoje não.
TORRES, F. Fim. São Paulo: Cia. das Letras, 2013.
[LÍNGUA PORTUGUESA- ENEM 2022- QUESTÃO 14]
O recurso que caracteriza a organização estrutural desse
texto é o(a)
justaposição de sequências verbais e nominais.
mudança de eventos resultante do jogo temporal.
uso de adjetivos qualificativos na descrição do cenário.
encadeamento semântico pelo uso de substantivos
sinônimos.
inter-relação entre orações por elementos linguísticos
lógicos.
0
O trecho literário de Fernando Torres aborda a frustração com a calçada portuguesa e os riscos que ela representa, especialmente para os idosos. A pergunta busca identificar o recurso que caracteriza a organização estrutural do texto.
Justaposição de sequências verbais e nominais.
É a disposição lado a lado de ideias, frases ou estruturas, sem o uso de conectivos explícitos. Isso gera um ritmo fragmentado, típico de textos com fluxo de consciência ou colagens de pensamentos.
O narrador mescla frases curtas com construções nominais e verbais sem conexão explícita:
A justaposição transmite urgência, tensão, e imita a fragmentação do pensamento do narrador, reforçando o sentimento de angústia e insegurança da velhice.
O texto de Fernando Torres é estruturado com a justaposição de sequências verbais e nominais, o que reforça o tom confessional, o fluxo de pensamento e a sensação de desconforto do eu lírico diante da ameaça constante da queda.
✅ Resposta correta: Justaposição de sequências verbais e nominais.
Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!
Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.