Sem subcategorias

Pergunta de: Ciências Humanas e suas Tecnologias

O número cada vez maior de mulheres letradas e interessadas pela literatura e pelas novelas, muitas divulgadas em capítulos, seções, classificadas comumente como folhetim, alçou a um gênero de ficção corrente já em 1840, fazendo parte do florescimento da literatura nacional brasileira, instigando a formação e a ampliação de um público leitor feminino, ávido por novidades, pelo apelo dos folhetins e “narrativas modernas” que encenavam “os dramas e os conflitos de uma mulher em processo de transformação patriarcal e provinciana que, progressivamente, começava a se abrir para modernizar seus costumes”.

No Segundo Reinado, as mulheres foram se tornando público determinante na construção da literatura e da imprensa nacional. E não apenas público, porquanto crescerá o número de escritoras que colaboraram para isso e emergirá uma imprensa feminina, editada, escrita e dirigida por e para mulheres.

ABRANTES, A. Do álbum de família à vitrine impressa: trajetos de retratos (PB, 1920). Revista Temas em Educação, n. 24, 2015 (adaptado).

(História- ENEM 2022- Questão 86)

O registro das atividades descritas associa a inserção

da figura feminina nos espaços de leitura e escrita do

Segundo Reinado ao(à)

A)  

surgimento de novas práticas culturais.

B)  

contestação de antigos hábitos masculinos.

C)  

valorização de recentes publicações juvenis.

D)  

circulação de variados manuais pedagógicos.

E)  

aparecimento de diversas editoras comerciais.

Soluções

j

juanbacan

hace 8 días

Solução Aprovada

1

Alternativa correta: A) surgimento de novas práticas culturais.

O texto destaca que, durante o Segundo Reinado, houve um crescimento significativo do número de mulheres letradas e interessadas por literatura e novelas, especialmente os folhetins.

Esse fenômeno impulsionou a formação de um público leitor feminino e também o surgimento de escritoras e de uma imprensa feminina, ou seja, editada e produzida por e para mulheres.

Esse processo representou uma transformação nos costumes sociais e culturais, marcando a inserção da mulher em espaços de leitura, escrita e produção intelectual antes dominados por homens.

Portanto, trata-se do surgimento de novas práticas culturais, com a valorização da participação feminina na vida pública e cultural do Brasil oitocentista.

Adicionar uma solução

Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.