Sem subcategorias

Pergunta de: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Leia os textos a seguir.


Sim bem primeiro nasceu Caos, depois também Terra de amplo seio, de todos sede irresvalável sempre.

HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. 3.ed. Trad. de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1995. p.91.

Segundo a mitologia ioruba, no início dos tempos havia dois mundos: Orum, espaço sagrado dos orixás, e Aiyê, que seria dos homens, feito apenas de caos e água. Por ordem de Olorum, o deus supremo, o orixá Oduduá veio à Terra trazendo uma cabaça com ingredientes especiais, entre eles a terra escura que jogaria sobre o oceano para garantir morada e sustento aos homens.

“A Criação do Mundo”. SuperInteressante. jul. 2008. Disponível em: http://super.abril.com.br/religiao/criacaomundo-447670.shtm. Acesso em: 1 abr. 2014.

No começo do tempo, tudo era caos, e este caos tinha a forma de um ovo de galinha. Dentro do ovo estavam Yin e Yang, as duas forças opostas que compõem o universo. Yin e Yang são escuridão e luz, feminino e masculino, frio e calor, seco e molhado.

PHILIP, N. O Livro Ilustrado dos Mitos: contos e lendas do mundo. Ilustrado por Nilesh Mistry. Trad. de Felipe Lindoso. São Paulo: Marco Zero, 1996. p.22.

Com base nos textos e nos conhecimentos sobre a passagem do mito para o logos na filosofia, considere as afirmativas a seguir;

  1. I - As diversas narrativas míticas da origem do mundo, dos seres e das coisas são genealogias que concebem o nascimento ordenado dos seres; são discursos que buscam o princípio que causa e ordena tudo que existe.

  2. II - Os mitos representam um relato de algo fabuloso que afirmam ter ocorrido em um passado remoto e impreciso, em geral grandes feitos apresentados como fundamento e começo da história de dada comunidade.

  3. III - Para Platão, a narrativa mitológica foi considerada, em certa medida, um modo de expressar determinadas verdades que fogem ao raciocínio, sendo, com frequência, algo mais do que uma opinião provável ao exprimir o vir-a-ser.

  4. IV - Quando tomado como um relato alegórico, o mito é reduzido a um conto fictício desprovido de qualquer correspondência com algum tipo de acontecimento, em que inexiste relação entre o real e o narrado.

Assinale a alternativa correta.

A)  

Somente as afirmativas I e II são corretas.

B)  

Somente as afirmativas I e IV são corretas.

C)  

Somente as afirmativas III e IV são corretas.

D)  

Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

E)  

Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Soluções

j

juanbacan

hace 8 días

Solução Aprovada

1

Alternativa correta: D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

Justificativa:

  • I – Correta: O mito, ao narrar a origem do mundo, busca explicar o cosmos por meio de genealogias divinas, apresentando uma ordem a partir do caos.
  • II – Correta: Os mitos são narrativas fundadoras, ambientadas em um tempo primordial, que explicam o surgimento do mundo e das instituições humanas.
  • III – Correta: Platão, especialmente em obras como o "Timeu", utiliza mitos para expressar verdades metafísicas que extrapolam o alcance do pensamento lógico-discursivo (logos).
  • IV – Incorreta: Reduzir o mito a um simples conto fictício desprovido de qualquer correspondência com o real ignora seu papel simbólico e explicativo nas culturas. O mito possui sim uma relação com a realidade simbólica e social de um povo.

Adicionar uma solução

Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.