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Pergunta de: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Declaração de Salamanca – 1994

Acreditamos e proclamamos que: toda criança tem direito fundamental à educação e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem; toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas; sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 4 out. 2015.

(História- ENEM 2020 - Questão 87)

Como signatário da Declaração citada, o Brasil

comprometeu-se com a elaboração de políticas públicas

educacionais que contemplem a

A)  

criação de privilégios.

B)  

contenção dos gastos.

C)  

pluralidade dos sujeitos.

D)  

padronização do currículo.

E)  

valorização da meritocracia.

Soluções

j

juanbacan

hace 8 días

Solução Aprovada

1

Alternativa correta: C) pluralidade dos sujeitos.

A Declaração de Salamanca (1994) trata do direito à educação inclusiva, destacando que toda criança é única e que os sistemas e programas educacionais devem considerar a diversidade de características, interesses e necessidades de cada aluno. Isso implica reconhecer e respeitar as diferenças entre os estudantes, promovendo uma educação que atenda a todos, especialmente os que têm necessidades educativas especiais.

Portanto, ao assinar essa declaração, o Brasil se comprometeu com a elaboração de políticas públicas educacionais que contemplem a pluralidade dos sujeitos — ou seja, que valorizem a diversidade humana dentro das escolas.

As demais alternativas não estão alinhadas com o espírito da Declaração:

  • A) criação de privilégios: a proposta é de inclusão, não de privilégio.
  • B) contenção dos gastos: não é o foco da declaração.
  • D) padronização do currículo: a declaração defende o oposto — flexibilidade e adaptação à diversidade.
  • E) valorização da meritocracia: a meritocracia desconsidera as desigualdades de ponto de partida entre os estudantes.

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