A atividade intelectual que se instalou na Grécia a partir do séc. VI a.C. está substancialmente ancorada num exercício especulativo-racional. De fato, “[…] não é mais uma atividade mítica (porquanto o mito ainda lhe serve), mas filosófica; e isso quer dizer uma atividade regrada a partir de um comportamento epistêmico de tipo próprio: empírico e racional”.
SPINELLI, Miguel. Filósofos Pré-socráticos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998, p. 32.
Sobre a passagem da atividade mítica para a filosófica, na Grécia, assinale a alternativa correta.
A)
A mentalidade pré-filosófica grega é expressão típica de um intelecto primitivo, próprio de sociedades selvagens.
B)
A filosofia racionalizou o mito, mantendo-o como base da sua especulação teórica e adotando a sua metodologia.
C)
A narrativa mítico-religiosa representa um meio importante de difusão e manutenção de um saber prático fundamental para a vida cotidiana.
D)
A Ilíada e a Odisseia de Homero são expressões culturais típicas de uma mentalidade filosófica elaborada, crítica e radical, baseada no logos.
Alternativa correta: C) A narrativa mítico-religiosa representa um meio importante de difusão e manutenção de um saber prático fundamental para a vida cotidiana.
A transição do mito à filosofia na Grécia Antiga não foi um rompimento brusco, mas um processo em que o pensamento mítico, embora não mais central, ainda influenciava a cultura. O mito era uma forma de explicar o mundo baseada em narrativas simbólicas e religiosas, com grande valor social e prático. Ele transmitia normas de conduta, valores morais e explicações sobre a natureza e os deuses de maneira acessível às pessoas da época.
Com o tempo, surge a filosofia, marcada por uma postura racional e investigativa, baseada na observação, argumentação lógica e busca por causas naturais dos fenômenos. Porém, isso não invalida a importância do mito na formação cultural e prática dos gregos.
Análise das demais alternativas:
A) Incorreta. Reduzir o pensamento mítico a algo “primitivo” ou “selvagem” é uma visão preconceituosa e anacrônica. O mito tinha sua lógica e função própria nas sociedades antigas.
B) Incorreta. A filosofia não adotou a metodologia mítica, mas sim uma nova forma de pensar: racional e crítica.
D) Incorreta. A Ilíada e a Odisseia são expressões do pensamento mítico, não do filosófico baseado no logos.
E) Incorreta, pois a alternativa C está correta.
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