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Pergunta de: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

- O senhor pensa que eu tenho alguma fábrica de dinheiro? (O diretor diz essas coisas a ele, mas olha para todos como quem quer dar uma explicação a todos. Todas as caras sorriem.) Quando seu filho esteve doente, eu o ajudei como pude. Não me peça mais nada. Não me encarregue de pagar as suas contas: já tenho as minhas, e é o que me basta... (Risos.)
O diretor tem o rosto escanhoado, a camisa limpa. A palavra possui um tom educado, de pessoa que convive com gente inteligente, causeuse. O rosto do Dr. Rist resplandece, vermelho e glabro. Um que outro tem os olhos no chão, a atitude discreta.
Naziazeno espera que ele lhe dê as costas, vá reatar a palestra interrompida, aquelas observações sobre a questão social, comunismo e integralismo.

MACHADO, D. Os ratos. São Paulo: Circulo do Livro, s/d.

[LÍNGUA PORTUGUESA - ENEM 2020- QUESTÃO 43]

A ficção modernista explorou tipos humanos em situação

de conflito social. No fragmento do romancista gaúcho,

esse conflito revela a

A)  

sujeição moral amplificada pela pobreza.

B)  

crise econômica em expansão nas cidades.

C)  

falta de diálogo entre patrões e empregados.

D)  

perspicácia marcada pela formação intelectual.

E)  

tensão política gerada pelas ideologias vigentes.

Soluções

b

byedwinalvarez

hace 7 días

Solução Aprovada

0

Conflito social no fragmento


    • O diálogo expõe uma relação assimétrica de poder entre o diretor e Naziazeno, marcada por tom educado, mas carregado de autoridade moral.

    • O protagonista se encontra em uma posição de dependência econômica, o que o obriga a ouvir humilhações veladas.

    • A narrativa enfatiza que a pobreza amplia a sujeição moral, restringindo a capacidade de reação e impondo silêncio diante de ofensas.

    • O ambiente social descrito transmite a desigualdade, onde a ajuda concedida é usada como instrumento de controle.

  • Esse retrato se alinha à ficção modernista, que buscava expor as tensões sociais e econômicas vividas pelos tipos humanos marginalizados.

Resposta final: Sujeição moral amplificada pela pobreza.

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