[ARTE- ENEM 2022- QUESTÃO 27]
TEXTO II
Essa impressionante obra apresenta o sacerdote
Laocoonte sendo punido pelos deuses por tentar alertar
os troianos da ameaça do Cavalo de Troia, que escondia
um grupo de soldados gregos. Enviadas pelos deuses,
serpentes marinhas são vistas matando Laocoonte e
seus dois filhos como forma de punição.
KAY, A. In: FARTHING, S. (Org.). Tudo sobre arte.
Rio de Janeiro: Sextante, 2011 (adaptado).
Produzida no início do século XVII, a obra maneirista
distingue-se pela
representação da nudez masculina.
distorção ao representar a figura humana.
evocação de um fato da cultura clássica grega.
presença do tema da morte como punição da família.
utilização da perspectiva para integrar os diferentes
planos.
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A obra maneirista enfatiza a expressão dramática por meio da alteração das proporções e da pose das figuras: braços esticados, torsos alongados e contorcidos e membros em ângulos extremos. Essa distorção intencional afasta-se dos cânones clássicos de equilíbrio e naturalismo para intensificar a carga emotiva do episódio representado.
Ao deformar a figura humana, o artista busca transmitir sofrimento, tensão e movimento violentos — características centrais do episódio de Laocoonte — tornando a cena mais perturbadora e expressiva do que uma representação fiel à anatomia. Esse recurso retórico visual reforça a ideia de punição divina e calamidade.
Além disso, a distorção contribui para uma composição mais dinâmica e complexa, com linhas serpenteantes que ecoam as próprias serpentes marinhas, criando um jogo formal que privilegia a sensação sobre a exatidão anatômica. Assim, a peça evidencia a estética maneirista, cujo traço distintivo é justamente a distorção na representação da figura humana.
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