[ARTE- ENEM 2023- QUESTÃO 08]
No diálogo que estabelece com religiões afro-brasileiras,
sintetizado na descrição e na imagem do espetáculo,
a dança exprime uma
crítica aos movimentos padronizados do balé clássico.
representação contemporânea de rituais ancestrais extintos.
reelaboração estética erudita de práticas religiosas
populares.
releitura irônica da atmosfera mística presente no culto
a entidades.
oposição entre o resgate de tradições e a efemeridade
da vida humana.
0
A obra coreográfica estabelece um diálogo com as religiões afro-brasileiras ao incorporar elementos rituais — gestos, ritmos, posturas corporais e simbologias — característicos dessas tradições, mas os reelabora dentro de uma estética erudita própria da dança cênica contemporânea. Esse processo transforma manifestações populares em linguagem artística refinada, sem perder a conexão com sua origem cultural.
O movimento coreográfico, nesse contexto, não é mera reprodução dos ritos, mas uma interpretação estilizada que preserva a carga simbólica e espiritual, ao mesmo tempo em que explora possibilidades técnicas e formais da dança erudita. Isso permite que práticas religiosas populares sejam apresentadas a novos públicos, em espaços institucionais de arte, ampliando seu alcance e reconhecimento.
Dessa forma, a dança se torna um espaço de encontro entre o sagrado e o estético, fundindo o repertório corporal tradicional das religiões afro-brasileiras com a construção coreográfica erudita, resultando em uma reelaboração artística que valoriza e ressignifica essas práticas culturais.
Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!
Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.