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Pergunta de: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

TEXTO I

SEGALL, L. Eternos caminhantes. Óleo sobre tela, 138 x 184 cm. Museu Lasar Segall, IbramMinc, São Paulo, 1919.

TEXTO II

Em 1933, a obra Eternos caminhantes ingressou em uma das primeiras edições das exposições de Arte Degenerada, promovida por membros do partido nazista alemão. Nos anos seguintes, ela voltaria a ser exibida na mostra denominada Exposição da Vergonha, promovida por pequenos grupos abastados. Em 1937, essa obra foi confiscada pelo Ministério da Propaganda daquele país, na grande ação nacional-socialista contra a “Arte Degenerada”.

SCHWARTZ, J. Perseguição à Arte Moderna em tempos de guerra. São Paulo: Museu Lasar Segall, 2018 (adaptado).

(Enem 2023- Arte- Questão 07)

Quase cinquenta obras de LasarSegall foram confiscadas

pelo regime totalitário alemão na primeira metade do

século XX, entre elas a obra Eternos caminhantes,

considerada degenerada por

A)  

representar uma estética tida como inconveniente para

o ideário político vigente.

B)  

manifestar um posicionamento político-cultural

concebido por grupos de oposição.

C)  

expressar a cultura artística por meio da representação

parcial do corpo humano.

D)  

apresentar uma composição que antecipa o imaginário

artístico germânico.

E)  

E estimular discussões sobre o papel da arte na

construção coletiva de cultura.

Soluções

b

byedwinalvarez

hace 2 meses

Solução Aprovada

0

Resolução passo a passo


1. Contextualização histórica

Durante o regime totalitário alemão na primeira metade do século XX, muitas obras de arte foram censuradas e confiscadas por não se alinharem ao ideário político dominante.


2. Motivo do confisco das obras

As obras consideradas "degeneradas" eram aquelas que apresentavam uma estética ou mensagem contrária aos valores e ideais do regime, sendo vistas como uma ameaça à propaganda oficial.


3. Caso específico de Lasar Segall

As obras de Lasar Segall, incluindo "Eternos caminhantes", foram confiscadas por representarem uma estética que o regime julgava inconveniente, não se encaixando no padrão artístico aprovado.


4. Conclusão

Portanto, a obra foi considerada degenerada por representar uma estética tida como inconveniente para o ideário político vigente.


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